terça-feira, 31 de maio de 2011

Hoje é o dia mundial sem tabaco

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. A cada hora, 10 pessoas morrem por doenças relacionadas ao cigarro no Brasil. Ao ano esse número chega a 200 mil mortos por conta do cigarro, no mundo sobe para 4 milhões de vítimas, ou seja, uma a cada 8 segundos.

Mesmo sabendo de tudo isso até quem não é fumante (eu! rs) sabe que parar com esse vício não é tão simples como na teoria, pensando nisso reuni 10 dicas pra parar de fumar:

1. Estabeleça uma data. Marque um dia na sua agenda, num pedaço de papel, no calendário da geladeira ou em todos ao mesmo tempo para deixar de fumar e não mude em absoluto.

2. Trace um plano. Decida se vai trocar o vício por uma bala, por goles de água (muito aconselhável) ou simplesmente pela força de vontade (acredite, é possível).

3. Desfaça-se das lembranças. Jogue fora os cinzeiros e isqueiros, lave toda a sua roupa para que não tenha cheiro de cigarro e limpe seu carro internamente mesmo que nunca tenha fumado ali.

4. Desfaça dos cigarros. Faça tudo para que, na data combinada para deixar de fumar, seja impossível encontrar uma bituca de cigarro. Assegure-se que tenha jogado todos fora. Solicite aos amigos fumantes para que não fumem perto de você.

5. Afaste-se de outras drogas que possam mudar o seu humor, incluindo o álcool. Se for impossível tome somente algumas cervejinhas, diferente da marca costumeira, com os amigos.

6. Distraia-se. Se você estiver ocupado não pensará em fumar. Saia com amigos não-fumantes ou escolha um passatempo saudável, como correr ou pintar.

7. Procure apoio. Este é um momento para procurar o apoio de amizades e familiares.

8. Proucure ajuda de um profissional.

9. Perdoa seus erros. Se você tiver um momento de debilidade e fumar, não creia que é o fim do mundo e que é o final de seu plano para deixar de fumar.

10. Se dê um prêmio, ase o dinheiro que teria gasto com o cigarro (notará que não é pouco) e compre algo que goste. Tente, você notará que não é tão difícil assim.

Boa sorte a todos !

0 comentários:

Postar um comentário